Um das guerras mais cruéis e destrutivas de todos os tempos, foi o primeiro conflito genuinamente global, lutado não somente nos campos da França e Alemanha; mas nos desertos, nas montanhas, nos céus e nos mares, por soldados de todo o mundo.
A Primeira Guerra Mundial é responsável por mais de 10 milhões de mortos e 30 milhões de feridos, e possui uma inegável importância para a compreensão do início da Segunda Guerra Mundial, devido as perdas territoriais Alemãs e as penalidades impostas pelo Tratado de Versalhes, feito em 1919.
Hoje, falando sobre esta época tão impactante e importante para a história da humanidade, trago para o blog mais um interessantíssimo podcast.
Aprenda sobre os acontecimentos que culminaram para o início da Primeira Guerra Mundial e o termino definitivo da "paz", que durou quase um século, após as Guerras Napoleônicas.
Para baixar ou ouvir o Nerdcast [CLIQUE AQUI] ou na imagem acima.
Passando pelo Imperialismo Europeu, pelo assassinato de Francisco Ferdinando, pelo horror vivido atrás das trincheiras, pela influência dos Estados Unidos na frente de batalha, pelo início da Guerra Química, até chegar, finalmente, a queda dos Impérios Alemão, Russo, Austro-Húngaro e Turco-Otomano, em 1918.
"Neste podcast, Alexandre Alottoni, Bluehand, Vince Glotto e Azaghâl, tiram poeira de seus livros de história para conversar sobre a Primeira Grande Guerra!"
"Neste podcast, Alexandre Alottoni, Bluehand, Vince Glotto e Azaghâl, tiram poeira de seus livros de história para conversar sobre a Primeira Grande Guerra!"
___________________________________________________________________
E para aqueles que gostam e/ou desejam se aprofundar mais ainda no assunto, segue uma lista de interessantes produções cinematográficas e outros produtos referentes a 1ª Guerra Mundial:
Filmes: O Último Batalhão / Flyboys / Cavalo de Guerra / Joyeux Noël
Minisérie: The Birdsong (Philip Martin, BBC One)
Série-Documentário: The First World War (BBC)
Superinteressante: Edição Especial Primeira Guerra Mundial 90 Anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário